Português (Brasil)

Elenco do musical "Pedro e Paula" se prepara para apresentar o universo natalino no Teatro Amazonas

Elenco do musical "Pedro e Paula" se prepara para apresentar o universo natalino no Teatro Amazonas

A estreia será no dia 8 de dezembro e promete encantar o público até o dia 23

Compartilhe este conteúdo:

 

Os ensaios para o musical de natal “Pedro e Paula”, uma das atrações mais aguardadas do O Mundo Encantado do Natal estão a todo vapor para a estreia no palco do Teatro Amazonas, no dia 8 de dezembro. Diariamente o elenco se reúne para os ensaios, sob a direção de Tércio Silva, com muita troca e aprendizado. As músicas originais do espetáculo são assinadas pelo compositor Tim Rescala, com a direção musical de Marcelo de Jesus.

A programação contempla a quarta edição do “Mundo Encantado do Natal”, uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O musical apresenta um universo lúdico em que todos os personagens cantam e dançam, transformando o ambiente em uma verdadeira viagem ao tempo, resgatando o poder da imaginação e das brincadeiras de antigamente.

 

A criação do musical “Pedro e Paula” surgiu da colaboração entre Tércio Silva e Tim Rescala, que, após escreverem juntos o libreto, se dedicaram a entender o universo em que as crianças visitam a partir do próprio imaginário. A peça é constituída em dois elencos principais: Pedro, interpretado por Arthur Ribeiro e Gustavo Villagelim, e Paula, vivida por Ester Emanuelly e Maria Eduarda. 

Os personagens, inseridos em realidades opostas, ao se encontrarem para brincar no Natal, descobrem que podem "desanuviar”. “Eles visitam lugares como o Monte Olimpo, a Paris da Belle Époque e uma caverna, até chegarem ao local do nascimento do menino Jesus”, conta Tércio. O diretor enfatiza que o objetivo do musical é contar uma história de Natal diferente, trazendo uma abordagem brasileira.

“É uma história de Natal que conversa com todas as idades, e o espetáculo tem uma junção musical muito presente, porque a música conduz o musical do início ao fim e o Tim Rescala fez essa costura, trazendo esse brilho”, completa Tércio.

Elenco em cena

A produção conta com o elenco "Universo", responsável por todos os personagens e por costurar a narrativa; o elenco "Paris", que participa de algumas récitas; e o "Olimpo", que atua em outras apresentações. 

Gabriel Freitas, 23 anos, integra o Coral Jovem do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, onde também já participou de cursos de teatro musical. Em 2023, Gabriel participou do espetáculo de Natal e, neste ano, como parte do elenco Olimpo, terá a oportunidade de reviver este momento mais uma vez.

“O espetáculo deste ano é bem diferente das outras edições, até mesmo pela proposta do Tércio”, comenta Gabriel. Para ele, a experiência tem sido um desafio, principalmente porque é composto 85% de músicas, além de trazer uma narrativa cativante. 

“A história convida a gente a sair um pouco desse meio e imaginar, a desanuviar, nessa esperança de um futuro melhor, de amizades, de amor, de carinho e de cuidado”, reflete o artista, salientando a importância dessas representações nos dias atuais, onde a geração está rodeada por celulares e elementos audiovisuais. 

Interpretando “Paula”, Maria Eduarda, 16 anos, relata que ao ser selecionada nas audições, promovidas em outubro pelo Governo do Estado, vem vivenciando momentos marcantes durante os ensaios.

“É uma experiência nova e uma construção de elenco incrível. A história traz diferentes universos e o público vai perceber referências muito interessantes", compartilha Maria, que já brilhou em produções de destaque como, no “Festival Amazonas de Ópera” e na série “Encontro das Águas”.

Com apenas 13 anos, Arthur Ribeiro, se destaca por sua dedicação e paixão ao interpretar “Pedro”. Também aluno do Liceu Claudio Santoro, ele conta que já participou de concertos com o Coral Infantil da escola de artes e, no momento, está se dedicando ao máximo para entregar uma performance completa na estreia do musical. 

“Os ensaios são intensos, existem marcações de cena, e estamos ajustando esses detalhes para melhorar, mas acredito que, com esforço, tudo dará certo”, afirma o jovem que já estrelou o musical “De Menino a Maestro”,  interpretando o renomado maestro brasileiro Claudio Santoro.

Agendamentos e aplicativo Natalino

Ao todo, serão 20 récitas de “Pedro e Paula”, até o dia 23 de dezembro, em dias e horários diversos. A entrada é gratuita, com agendamento online. Os interessados devem aguardar até o dia 4 de dezembro, quando os primeiros agendamentos estarão abertos no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), para o período de 8 a 16 de dezembro. 

O aplicativo Mundo Encantado do Natal é mais uma novidade da temporada, que estará disponível para download a partir de 1º de dezembro, nas lojas de aplicativos. O público terá a programação na palma da mão, além de uma experiência completa em realidade aumentada, gamificação e a oportunidade de colecionar os personagens do musical Pedro e Paula. 

Para mais informações, acesse o Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e no Instagram da @culturadoam.

Compartilhe este conteúdo: