Português (Brasil)

Postos de vacinação no Amazonas já utilizam dose injetável como reforço contra poliomielite

Postos de vacinação no Amazonas já utilizam dose injetável como reforço contra poliomielite

Data de Publicação: 21 de novembro de 2024 11:44:00 Dose injetável substitui a “gotinha” desde 4 de novembro

Compartilhe este conteúdo:

 


Os postos de vacinação no Amazonas já utilizam a dose injetável como reforço no esquema vacinal contra a poliomielite (paralisia infantil). A Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP) substitui a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP), conhecida como “gotinha”. A substituição segue a continuidade de processo de erradicação da doença em todo o país.

No Amazonas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pito (FVS-RCP), coordena as estratégias de vacinação e supervisiona as equipes de vacinação municipais para ampliação da cobertura vacinal que alcançou 94% em 2024.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a exclusão da famosa “gotinha” do esquema vacinal foi baseada em evidências científicas para proteção da doença. “A mudança está de acordo com o Ministério da Saúde que segue tendência mundial. Com a dose de reforço injetável, o esquema se torna ainda mais seguro”, disse.

O esquema vacinal anterior contra a poliomielite era formado por três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOP, a “gotinha”, aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Com a exclusão da VOP, é necessária apenas uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses.

“A vacina é segura e a única prevenção contra a paralisia infantil. Fazemos um chamamento para todos os pais e responsáveis que tenham crianças menores de cinco anos para comparecerem à unidade de saúde mais próxima e atualizar o esquema vacinal”, ressalta a gerente de imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Angela Desirée.

A vacina VIP, administrada via intramuscular, é gratuita e está disponível nos postos de vacinação dos 62 municípios do Amazonas.
 

Compartilhe este conteúdo: